Volta às aulas com cultura

Na volta às aulas, artista e pesquisador de universidade portuguesa ministrará oficina musical e fará show

Alex Duarte 2A semana de volta às aulas no Campus Inconfidentes será marcada por cultura.

Na quarta-feira (25/07) o músico Alex Duarte promoverá uma oficina, no período da tarde e um show à noite. “Nossa ideia é fazer uma volta às aulas diferente”, disse a Coordenadora Geral de Ensino, Flaviane Aparecida de Sousa.

A oficina é aberta para os estudantes do campus e terá início às 14h e se estende até às 18h, no Salão Social. O tema do exercício prático é “Explorando a loop station: o uso do live looping em performance musical.”

A loop station é uma máquina que possibilita a gravação e a reprodução de áudio em tempo real e de forma cíclica (loop). A partir de instrumentos e microfones conectados a ela, o usuário pode construir camadas de áudio e criar uma estrutura musical sobre a qual desenvolve seu solo.

A oficina abordará o uso dessa ferramenta a partir dos componentes teóricos, com exposição de exemplos em vídeos seguidos de análise, além da prática por meio de exercícios que promovam o aprimoramento no uso da ferramenta. “Vai ser muito interessante. Alex vai aplicar e compartilhar os conhecimentos adquiridos no estudo de pós-doutorado aos nossos estudantes e à comunidade”, comentou o Diretor de Cultura do Campus Inconfidentes, professor Luiz Carlos Negri.

Serão oferecidas 20 vagas para a oficina. As inscrições podem ser feitas pessoalmente com o professor Luiz Carlos Negri.

Concerto musical

À noite o artista exibirá o concerto “Paisagens Cantadas”. O show começa às 19h, no Salão Social. A partir do imaginário dos ‘causos’ e da literatura de cordel, o cantautor e instrumentista Alex Duarte descreve cenas do quotidiano de um brasileiro que vive em Portugal, revelando com humor elementos diferenciados de ambas as culturas. O seu espetáculo envolve voz, flauta transversal, flauta de bisel e live loops, num repertorio autoral que exige habilidades musicais e de performer.

O concerto

O concerto tem a duracão de 75 minutos cujo repertório é composto exclusivamente de canções e poemas, causos e cordéis de autoria de Alex Duarte. Além das canções recentes compõe o repertório músicas de outros projetos, incluindo seu primeiro CD “Canteiro de Balsamo” premiadas em diversos festivais pelo Brasil.

Quem é Alex Duarte

Alex Duarte é natural de Jacutinga (MG). Tem Doutorado em Etnomusicologia pela Universidade de Aveiro (Portugal) e é formado em Música pela Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP). É membro pesquisador do Instituto de Etnomusicologia, Centro de Estudos em Música e Dança (INET-md - Polo Aveiro), onde desenvolve uma pesquisa de pós-doutoramento com foco no uso da loop station em performance musical. Também colabora em projetos coletivos com ênfase em patrimônio imaterial e documentário etnografico. No ambito pedagógico possui experiência em Conservatórios, com ênfase em ensino de Flauta Transversal e Formação Musical, regência de Banda de Sopros e Coral. Atua hà cerca de 20 anos como compositor, instrumentista (flautas e violão), cantor e declamador de “causos”. Suas pesquisas se circunscrevem no universo da “musica raiz” e da “caipiridade”, musica popular brasileira e live loops.

A atividade internacional de Alex Duarte abrange países da América do Sul, Europa e Estados Unidos. Seu 1° CD foi estreado em Curitiba/PR, no teatro Caixa Cultural (2007). Participou de diversos festivais, tendo sido selecionado como finalista do 1º Festival Internacional da Canção Sul Americana 2007, sendo um dos representantes do Brasil na grande final realizada em Punta del Este, Uruguai, onde estiveram artistas de 10 países da América do Sul. Além de atuar como solista em projetos autorais, colabora ainda em outros projetos como o grupo de música tradicional portuguesa “Toques do Caramulo”. Nesse âmbito tem se apresentado em festivais e realizado concertos em pela Europa e África.

Reportagem: José Valmei Bueno

Com informações da organização