Aprendendo a empreender

Em exposição, alunos de cursos técnicos apresentam resultados de aulas de administração e empreendedorismo

Foto Matéria empreendedorismoOs alunos dos segundos anos dos cursos Técnicos em Informática (2E1 e 2E2) e do terceiro ano F do curso Técnico em Agrimensura (3F) apresentaram, na manhã desta segunda-feira (09/04), os produtos ecologicamente corretos desenvolvidos nas aulas de Administração e de Empreendedorismo.“O projeto foi idealizado para explicar o perfil do empreendedor. Os trabalhos foram desenvolvidos por etapa até chegar ao produto final”, explicou a professora de Administração e Empreendedorismo do Campus Inconfidentes, Isabel Angela Levenhagen Bustamante.

Foram expostos 25 trabalhos elaborados em grupos de até seis estudantes.

Desenvolvimento de habilidades

Durante os meses de fevereiro e março, os alunos foram treinados para desenvolver habilidades de trabalho em grupo, comprometimento, comunicação e viabilidade do produto. Neste período, os participantes criaram protótipos de usinas eólicas, máquinas para organização de medicamentos para idosos, joias recicláveis, local para alimentação de cachorro feito em tubos de PVC, máscara para cicatrizes usando babosa como matéria-prima e desodorante natural confeccionado com coco e bicarbonato de sódio.

A aluna do curso Técnico em Informática, Giovana Martins Vilas Boas, confeccionou um modelo de usina eólica com a intenção de minimizar os impactos ambientais na produção de energia. “Uma coisa que percebemos é que a energia feita por meio das hidrelétricas causa um mal à natureza. Um parque eólico não degrada quase nada”, contou a aluna, mostrando a maquete confeccionada para ilustrar como funciona o aparelho.

Cada equipe elaborou um questionário de avaliação dos produtos para mensurar a aceitação do público. As respostas dadas pelos visitantes da exposição e alunos serão computadas para verificar a aceitação ou não do produto. “O resultado foi ótimo. Começamos os trabalhos devagar para os alunos criarem autoconfiança e conseguimos”, avaliou a professora Isabel Angela Levenhagen.

Por José Valmei Bueno

Publicado em 09/04/2018