IFSULDEMINAS e IFMT

Servidores do IFSULDEMINAS ministram treinamento para orientar a execução do PNAE no IFMT

rogerio IFMT 03O servidor do IFSULDEMINAS – Campus Inconfidentes, Rogério Robs e a servidora do Campus Machado, Maria do Socorro Matinho Coelho estiveram no dia 18 de agosto em Cuiabá, no Instituto Federal do Mato Grosso (IFMT), para ministrar treinamento para orientar a execução do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE). Eles se reuniram com servidores da Pró-Reitoria de Ensino e Pró-Reitoria de Administração, juntamente com servidores dos Campi Cáceres, Campo Novo do Parecis, Juína e Confresa.

O IFSULDEMINAS tem sido considerado referência para os Institutos Federais de todo Brasil no processo de implantação do PNAE em seus Campi.

O PNAE é regulamentado pela Lei n.º 11.947/2009 e resolução FNDE n° 26 de 17 de junho de 2013 que dispõe sobre o atendimento da alimentação escolar aos estudantes da educação básica no Brasil. O programa incentiva também o fortalecimento da agricultura familiar, visto que a legislação determina que 30% do recurso destinado a unidade executora deverá ser destinado a compra de gêneros alimentícios de produtores da agricultura familiar.

Dentro Materia IFMT 001A execução do PNAE nos Institutos Federais tem enfrentado grandes desafios que resultaram nos últimos anos na devolução de recursos. Em 2014, os Institutos Federais devolveram em torno de 12 milhões de reais para a União.

A partir do estudo detalhado dessa realidade, o IFSULDEMINAS assumiu o PNAE enquanto uma importante política institucional e tem conseguido superar várias dificuldades, articulando atividades de ensino, pesquisa e extensão. Em 2015 e 2016 o IFSULDEMINAS executou 100% dos recursos destinados a compras da agricultura familiar.

De acordo com a assistente social da PROEN, Luciana Gonçalves de Lima, a reunião foi muito produtiva e forneceu subsídios importantes para que o IFMT avance na implantação do PNAE  na Instituição, considerando as particularidades e dificuldades nos campi.

Publicado em 12/09/2017

Adaptado da página da Reitoria do IFMT