Encontro das Famílias Rurais

Realizado no Campus Inconfidentes 1º Encontro das Famílias Rurais, com palestras, atividades de recreação, serviços de saúde e assistência social

Dentro Materia Encontro Familias Rurais 01Foi realizado no dia 24 de junho, na Fazenda Escola do IFSULDEMINAS – Campus Inconfidentes, o 1º Encontro das Famílias Rurais –  Inconfidentes/MG. O objetivo do evento foi reunir pessoas das comunidades rurais, com o propósito de discutir temas como associativismo, empreendedorismo, meio ambiente e saúde, e contribuir com informações relevantes que possam ajudá-los no dia a dia do trabalho no campo.

O evento foi organizado pelo IFSULDEMINAS – Campus Inconfidentes, em parceria com o SENAR/MG, Fundação Rocha, Emater/MG e Prefeitura Municipal de Inconfidentes. Participaram do evento 160 pessoas. As palestras ofertadas foram: Conservador das Águas, Agroindústria, Agricultura Familiar, Aposentadoria Rural, Origem e Importância do Imposto, Como Vender para Alimentação Escolar, Importância da Vacinação em Rebanho e Orgânicos Sul de Minas.

Além das palestras, foi realizado recreação para as crianças com o apoio do Secretário de Esportes, Charles Alberti, e a equipe de estagiários de Educação Física, sendo servido lanche para os participantes. Foi realizada também exposição de produtos do curso “Defumados de Carne”, das empreendedoras Mirian e Floriza de Bom Repouso/MG e de “Derivados do leite” da empreendedora Andréia, do Bairro Boa Ventura, município de Inconfidentes.

Dentro Materia Encontro Familias Rurais 03A Secretaria Municipal de Saúde, com o Apoio da Chefe de Departamento de Saúde, Adriana Mara Alves, da enfermeira responsável Edaiane Rosália Serapião com a equipe da saúde, Chida Doná, Tiago de Pádua, Ari Pereira e Arlete Souza, realizou vacinação de Hepatite C e Antitetânica,  aferição de pressão arterial e testes de diabetes.

O evento contou também com a participação de Silvia de Fátima Oliveira, Chefe do Departamento de Assistência Social e Raquel Tunes que orientaram os participantes a respeito do Bolsa Família e outras informações a respeito do CRAS.

O CECANE – Centro Colaborador em Alimentação e Nutrição Escolar também participou do evento com informações a respeito do programa e orientações de como os produtores podem vender para os órgãos públicas.

Publicado em 30/06/2017

Fotos: Rogério Robs e Adriana Daló