Livro Publicado

Professor de Matemática do Campus Inconfidentes é coautor de livro publicado em parceria com pesquisadores da Unicamp

O livro Práticas curriculares e narrativas docentes em diferentes contextos acaba de ser lançado por pesquisadores da Faculdade de Educação da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) e de outras instituições. Dentre os coautores está o professor de matemática do IFSULDEMINAS-Campus Inconfidentes, Antônio do Nascimento Gomes. “A obra é resultado das pesquisas do nosso grupo de estudos na Unicamp. Ele traz reflexões sobre políticas educacionais de governo e narrativas sobre as formas de trabalho em sala de aula”, explicou o docente. O educador do campus integra o Grupo de Estudos de Práticas Curriculares e Narrativas Docentes (GePraNa).

O grupo de pesquisa, responsável pela publicação, atua na investigação da produção de propostas curriculares, tanto na elaboração de políticas públicas quanto do ambiente escolar. Os pesquisadores têm os saberes e as experiências dos professores como objetos de análise. “Olhar para as narrativas dos professores implica em valorizar o trabalho. É emergente considerar o cotidiano do ambiente de trabalho como produtor de conhecimento”, completou Gomes, destacando a necessidade de implicar a realidade das salas de aula na elaboração de políticas públicas educacionais.

Resultados do Doutorado

A organização da publicação teve início em 2014, quando ocorreram diversos seminários na Faculdade de Educação (FE) da Unicamp. Contudo, o livro traz um conjunto de trabalhos desenvolvidos desde 2003 pelos pesquisadores dos Programas de Pós-Graduação em Educação da FE e pelo Programa Multiunidades em Ensino de Ciências e Matemática da Universidade Estadual de Campinas.

Dezoito autores participam da elaboração do livro. Alguns membros do grupo são educadores de escolas públicas. Os textos publicados são resultados de dissertações de mestrado e teses de doutorado. É o caso do artigo elaborado pelo professor do Campus Inconfidentes para publicação no livro.

Segundo Antônio do Nascimento, o texto contido na obra contém os resultados da pesquisa da tese defendida para a obtenção do título de doutoramento. “Eu trago alguns resultados do doutorado que olhou para o lugar de como é trabalhado a matemática no currículo dos cursos Técnicos Integrados ao Ensino Médio no Instituto Federal do Sul de Minas”, comentou o professor.

A apresentação do livro descreve o artigo do professor Antônio do Nascimento como temática que “traz à luz um debate importante sobre a formação em Matemática dos alunos deste segmento”.O capítulo elaborado pelo educador do Campus Inconfidentes “propõe uma discussão sobre Ensino Integrado no Ensino Médio no contexto do IFSULDEMINAS”, escrevem as organizadoras da obra conjunta, Maria Inês Petrucci-Rosa e Elisabete Aparecida Rampini.

O exemplar do livro Práticas Curriculares e Narrativas Docentes em diferentes contextos está disponível para a comunidade escolar na Biblioteca Afornso Arinos e também pode ser adquirido pelo site da Editora CRV.

Por José Valmei Bueno

Publicado em 10/05/2018