Mostra de Matemática

Campus Inconfidentes promove Mostra de ensino de Matemática por meio de jogos, artes e literatura

Evento acontece entre os dias 07 e 10 de maio e reúne  estudantes da Rede Pública

Aprender matemática de um jeito divertido. Este é o objetivo da IV Mostra do Laboratório de Ensino de Matemática (LEM) promovido pelo curso de Licenciatura em Matemática do IFSULDEMINAS. O evento ocorre entre os dias 7 e 10 de maio e é organizado pelos estudantes do curso de Licenciatura em Matemática do Campus Inconfidentes. "A amostra apresenta material desenvolvido por estudantes e professores do campus para tornar o ensino da matemática mais interessante", explicou o coordenador do Laboratório de Ensino em Matemática, professor João Paulo Rezende.

Dia Nacional da Matemática

Nesse ano, foi escolhida a primeira semana de maio com o objetivo de celebrar o Dia Nacional da Matemática, 06 de maio. Essa data foi escolhida em homenagem a Júlio César de Melo e Sousa, mais conhecido como Malba Tahan, professor de matemática e escritor que, por meio dos seus contos curiosos, trouxe ao Brasil um pouco da cultura árabe e uma forma inusitada de abordar a matemática. Sua obra mais conhecida é “O Homem que Calculava”.

IV Mostra

A programação do evento conta com palestras e a realização de 4 oficinas. Em uma delas os estudantes farão uma investigação sobre volumes. A proposta é o estudo de alguns sólidos geométricos. A atividade será realizada em três etapas: promoção de discussão sobre a estrutura física e definição formal dos corpos espaciais como esfera, cilindro, cone, prisma e pirâmide. Em seguida, terá um espaço para conversa com o tema “unidades de medida”. Finalizando o projeto, os participantes serão convidados a analisar as relações estabelecidas entre os volumes dos sólidos.

Literatura como aliada

Foto Matéria LEMNão somente os cálculos fazem parte da mostra. A literatura também é aliada. Em outra oficina, os alunos têm contato com a obra “O homem que calculava”, de Malba Tahan. A proposta dessa oficina é oferecer uma tertúlia dialógica em matemática desenvolvida por meio de contos literários. Os participantes deverão destacar uma frase ou trecho que lhes chamou atenção. Em sala, as cadeiras serão dispostas em círculo e uma equipe de estudantes mediará a tertúlia, conduzindo a conversa e articulando a participação dos membros. Serão propostos questionamentos sobre essa metodologia e sua eficácia no processo de ensino e aprendizagem.

Matemática e História

Em uma terceira oficina, os participantes terão a oportunidade de aprofundar sobre o Quadrante Geométrico, um instrumento primitivo utilizado para estipular distâncias. Eles vão conhecer a história do quadrante geométrico, como ele surgiu e as necessidades que levaram à construção deste artefato. O intuito é evidenciar os conceitos matemáticos envolvidos na construção deste instrumento de medida e a história da matemática como recurso didático. Será apresentado um quadrante geométrico construído com tecnologias atuais.

Para elaborar o equipamento, o estudante do 4º ano, Alexandre Joaquim de Andrade, usou lazer, placa de MDF, régua e fita métrica. "Com isso, podemos determinar a distância que pretendemos calcular", explicou o jovem natural de Cruzília (MG).

Lúdico

Por fim, uma última oficina abordará o aprendizado em matemática pela diversão, quando estarão à mostra alguns jogos do Laboratório de Ensino Matemática do IFSULDEMINAS e possíveis formas de usá-los de modo exploratório e investigativo em aulas de matemática. "A mostra é um espaço para confraternização", disse a aluna Larisa Maria da Silva, do 5º ano do Curso de Licenciatura em Matemática.

Confira a programação:

Mostra do LEM