Trabalho e Previdência

Professores da UFLA realizam palestra sobre Reformas Trabalhista e Previdenciária

Docentes apresentam críticas à condução política das Reformas

Foto Matéria ReformasAs Reformas Trabalhista e Previdenciária foram as pautas da palestra realizada na noite desta quarta-feira (11), no auditório do Centro de Procedimentos Ambientais (CPA).

As reflexões foram esboçadas pelos professores da área do Direito do Trabalho da Universidade Federal de Lavras (UFLA), Gustavo Seferian Scheffer Machado e Daniel Teixeira Silva. “Os direitos trabalhistas e previdenciários estão sofrendo ataques nos últimos períodos. Quais são as perspectivas futuras para os estudantes que, ingressando no mercado de trabalho, terão com as questões relacionadas aos contratos trabalhistas e à aposentadoria?”, questionou Seferian que é Professor Adjunto e leciona Direito e Processo do Trabalho.

“Os direitos sociais estão sendo corroídos", disse o professor.

Os docentes intercalaram as reflexões resgatando o histórico das Reformas no país. Reportando à literatura do Direito Trabalhista, eles traçaram severas críticas à forma como ocorreu a Reforma Trabalhista sancionada pelo Presidente da República em julho de 2017. “O processo de aprovação da Reforma Trabalhista foi açodada. Durou 6 meses. Não foi debatida com a sociedade. Para se ter uma ideia, o Código de Direito Civil foi estudado por cerca de 20 anos”, comparou professor Gustavo, enfatizando o jogo de interesses de quem detêm o poder econômico. “Os empregados são sempre mais fracos nestes acordos,” salientou.

Ainda segundo o professor, as Reformas estão sendo implantadas para beneficiar os mais ricos. “Os direitos sociais estão sendo paulatinamente corroídos. Isto para atender ao extrato elitizado da população. Ou seja, os proprietários dominantes da sociedade como donos de bancos, grandes indústrias e grandes investidores financeiros”, apontou professor Gustavo.

O evento foi promovido pela Incubadora de Empresas de Base Tecnológica do Campus Inconfidentes (INCETEC) e pela Coordenadoria de Integração Escola - Comunidade (CIEC). De acordo com o coordenador da INCETEC, professor Mark Pereira dos Anjos, o objetivo da palestra foi oferecer aos estudantes e à comunidade um repertório analítico sobre as reformas Trabalhista e Previdenciária. “Nossa intenção foi trazer para os estudantes e para a comunidade as atualidades dessas reformas. Isto vai agregar no sentido de informá-los”, considerou Mark.

Assuntos como flexibilização da jornada de trabalho, negociação coletiva, precarização do trabalho, contratação intermitente e a Proposta de Emenda Constitucional (PEC 241) que prevê a fixação dos gastos públicos pelo período de 20 anos foram apresentados pela plateia. “Se estão limitados os gastos, isto quer dizer que os investimentos em programas sociais, em saúde e em educação terão cortes. Será que é este o futuro que queremos?”, indagou professor Daniel Teixeira da Silva que encerrou a explanação com uma reflexão.“Essas reformas reduzem direitos e vai na contramão do texto da Constituição que defende um modelo de sociedade justa”, concluiu.

A poesia “Os ombros que suportam o mundo” de Carlos Drumond de Andrade foi recitada pelo professor Mark Pereira dos Anjos. Ele conclamou os participantes para uma mobilização social, a fim de que “períodos mais nebulosos não cheguem”.

Por José Valmei Bueno

Publicado em 12/04/2018

Campus Inconfidentes promoverá palestra sobre reforma trabalhista e previdenciária

O IFSULDEMINAS - Campus Inconfidentes, através da Incubadora de Empresas de Base Tecnológica (INCETEC) e da Coordenadoria de Integração Escola - Comunidade (CIEC), promoverá uma palestra sobre a Reforma Trabalhista e a Reforma da Previdência, no dia 11 de abril (quarta), às 19h30, no Auditório do CPA, na Fazenda Escola.

A palestra, com o título "Direitos trabalhistas e previdenciários em risco: e eu com isso?", será ministrada pelos professores do Departamento de Direito da Universidade Federal de Lavras (UFLA), Gustavo Seferian Scheffer Machado e Daniel Teixeira Silva.

De acordo com um dos organizadores do evento, professor Mark Pereira dos Anjos, serão apontados aspectos sobre a onda de retirada de direitos sociais no país, especialmente os que se referem às reformas trabalhista e previdenciária, demonstrando os principais impactos para a população em geral e buscando promover a conscientização sobre o que realmente está em jogo.

A palestra é gratuita e aberta para todos. Para a concessão de certificados, os participantes deverão fazer a inscrição antecipada através do link abaixo.

inscricao clique aqui

Publicado em 06/04/2018

Texto: Paula Doná

Imagem palestra Direito trabalhista e previdenciário