Reunião: Comitê de Ética

Em reunião, Comitê de Ética em Pesquisa com seres humanos apresenta trabalhos e orienta comunidade sobre submissão à Plataforma Brasil

Os pesquisadores do IFSULDEMINAS agora poderão contar com as orientações de um Comitê de Ética em Pesquisa (CEP) próprio da instituição para submeter os trabalhos de investigação científica à Plataforma Brasil, uma base nacional para o registro de pesquisas via internet. "A abertura do Comitê de Ética tem por intenção agilizar o processo de apreciação dos trabalhos e garantir mais rapidez", disse a coordenadora do CEP do IFSULDEMINAS, professora Heloísa Turcatto Gimenes Faria, que é coordenadora do curso de Pós-graduação Enfermagem em Urgência e Emergência do Campus Passos.

Comitê foi idealizado em 2016

Desde novembro de 2017, o CEP está em exercício na instituição. O órgão colegiado, de caráter consultivo, deliberativo, normativo e educativo, foi idealizado em 2016 e aprovado pelo Conselho Superior (CONSUP) em setembro do mesmo ano. “Na época, procuramos a Pró-reitoria de Pesquisa, Pós-graduação e Inovação para sugerir a implantação de um Comitê de Ética em Pesquisa na instituição e nos deram a missão de formar uma comissão de estudos e elaboração de um regimento interno”, contou a professora Heloísa Turcatto, destacando a aprovação do colegiado em todas as câmaras.

Para esclarecer as comunidades dos campi do Instituto Federal acerca das competências do Comitê de Ética, membros do órgão estão percorrendo todas as unidades para esclarecer os docentes e os estudantes pesquisadores sobre as formas de contribuição do CEP.

Nesta quinta-feira (12), membros do Comitê estiveram no Campus Inconfidentes para apresentar os trabalhos do órgão aos pesquisadores. “Estamos a disposição de toda a comunidade científica. Queremos melhorar as pesquisas que tenham envolvimento com seres humanos. Vamos zelar pela qualidade dessas pesquisas”, comentou a professora Heloísa.

Analisar e decidir pela aprovação, correção ou reprovação

Foto Matéria Comitê de ÉticaO Comitê de Ética do IFSULDEMINAS tem a função de analisar e decidir pela aprovação, correção ou reprovação dos projetos de pesquisa com seres humanos submetidos à Plataforma Brasil.

O grupo é constituído por 22 membros, sendo 11 Titulares e 11 Suplentes, além de uma secretária. Eles têm mandato de 3 anos e podem ser reconduzidos.

O Campus Inconfidentes é representado pelo professor Oswaldo Kameyama, que é membro Titular. “A reunião foi importante para a comunidade ver a ação deste colegiado. É um respaldo para os pesquisadores e participantes dela”, avaliou Kameyama. “Estou à disposição para orientar a comunidade sobre os passos de inserção dos trabalhos na Plataforma Brasil”, disse Oswaldo.

O Comitê se reúne mensalmente para deliberar acerca dos projetos de pesquisas submetidos. A coordenação do Comitê ainda agendará visitas ao Campus Passos e nos Campi Avançados de Três Corações e Carmo de Minas. Todas as outras unidades receberam a visita desses servidores.“Nossa intenção é disseminar a cultura da submissão dos projetos para garantir a eticidade das pesquisas”, concluiu Turcatto.

Acesse: Conteúdo da reunião do CEP

Por José Valmei Bueno

Publicado em 13/04/2018

Comitê de Ética em Pesquisa com Seres Humanos convida todos para reunião, dia 12/04, no Auditório do CPA.

Reunião Comitê de Ética em Pesquisa com Seres Humanos

Publicado em 06/04/2018