Sem alterações

Visita EMATER e IFSUDESTE

EMATER-MG e IFSUDESTE-MG visitam o Campus Inconfidentes para conhecer o trabalho com produtores orgânicos

DSC 0001Lideranças da EMATER-MG e professores do IFSUDESTE-MG estiveram no Campus Inconfidentes, no dia 26 de março, com o objetivo de conhecer a parceria existente entre o  IFSULDEMINAS, a EMATER Regional e a Associação Orgânicos Sul de Minas, que realizam um trabalho conjunto há quase dez anos, resultando na implantação do Sistema Participativo de Garantia (SPG) e na execução permanente da certificação participativa da produção orgânica, realizada pelos pares e não por auditoria.

Os trabalhos foram conduzidos pelo professor do Campus Inconfidentes, Luiz Carlos Dias da Rocha, que lidera os projetos da área de agroecologia na instituição e que deu início à parceria junto aos produtores orgânicos. "Este é um momento muito especial para nós, pois vem reforçar as relações entre o IFSULDEMINAS e a EMATER-MG", disse ele. O diretor geral do campus, professor Miguel Toledo del Pino e o pró-reitor de Extensão do IFSULDEMINAS, Cleber Ávila Barbosa, deram as boas vindas aos participantes e falaram sobre a importância do evento.

A servidora do IFSULDEMINAS, Aloísia Rodrigues Hirata, contou como surgiu a parceria entre as três instituições - IFSULDEMINAS, EMATER e Associação Orgânicos Sul de Minas - e como se deu o processo de criação do Sistema Participativo de Garantia, relatando a trajetória de trabalhos desde o início, quando foi editada a Instrução Normativa nº 19, em 28 de maio de 2009, pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, aprovando os mecanismos de controle e informação da qualidade orgânica.

DSC 0026O presidente da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado de Minas Gerais, Glenio Martins de Lima Mariano, ressaltou a participação maciça da EMATER no encontro, que contou com a presença dele, do diretor técnico, João d'Angelis, gerentes, coordenadores regionais e extensionistas de todo o estado de Minas Gerais. Segundo o presidente, eles vieram conhecer a experiência do Sul de Minas e estender esta parceria entre EMATER, produtores rurais e instituições de ensino para outras regiões. Ele afirmou que pretende ampliar o atendimento aos produtores que fizeram a opção pela produção orgânica. "Estamos presentes em quase 800 municípios, acho que temos muito a contribuir", disse ele. "O fato é que 69 anos depois da criação da EMATER, a gente faz o reconhecimento da importância da agenda agroecológica e a assume como empreita".

Os professores do IFSUDESTE-MG - Campus Rio Pomba, Carlos Miranda Carvalho e Henri Cócaro, também vieram conhecer esta parceria e entender como se dá o processo de certificação participativa a fim de implementar o programa junto aos agricultores da Zona da Mata. "Viemos conhecer esta experiência para por em prática na nossa região", disse o professor Carlos.

Os produtores orgânicos de diversas associações, presentes no evento, relataram suas experiências.

O prefeito de Inconfidentes, Décio Bonamichi, e o presidente da Câmara Municipal de Inconfidentes, vereador Wilson José de Andrade, também participaram do encontro.

Publicado em 03/04/2018

Texto e Fotos: Paula Doná

Ascom - Assessoria de Comunicação