Curso: Roçadeira

Curso sobre manutenção de roçadeira capacita produtores rurais e alunos do Campus Inconfidentes

Foto Matéria roçadeiraCerca de onze produtores rurais, alunos e profissionais ligados à cultura da terra participaram do curso “Trabalhador na Manutenção e Operação de Roçadeira, Motoserra e Similares” oferecido pelo IFSULDEMINAS – Campus Inconfidentes, em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar/MG) e com a Fundação Carlos Silvério da Rocha.

O curso tem duração de 16 horas/aula e foi aplicado na Fazenda-Escola, nos dias 12 e 13 de março.

Segundo o instrutor do Senar/MG, Matheus Costa Andrade, a finalidade da aprendizagem é treinar os participantes para desmontar e montar o equipamento. “Visamos capacitar o aluno para operacionalização da máquina de forma correta. Todo o conteúdo é voltado para aprender fazendo”, explicou Andrade, segundo o qual o aprendiz recebe também informações de segurança para o manuseio do aparelho.

Única Mulher

Uma das participantes do curso é Ariana Lemes da Costa, aluna do 10º  período de Engenharia Agronômica do Campus Inconfidentes e única mulher a ingressar no treinamento. Natural da cidade de Campanha- MG, a estudante relatou sobre a acolhida recebida no curso.

"Aqui fui muito bem recebida.

É uma atividade reconhecida como masculina.

Mas aqui não sofri preconceito".

Segundo a aluna,  o curso chegou em boa hora, pois vai começar uma nova etapa na vida: cuidar do sítio da mãe. "É uma exigência de prática. Vou adqurir uma roçadeira para operar e cuidar o sítio de minha mãe", contou a estudante de 24 anos. Segundo Ariana, um dos principais aprendizados foi a orientação sobre Equipamento do Proteção Individual (EPI). "Não sabia nada. As explicações sobre Equipamento de Proteção Individual foram esclarecedoras. Tem que usar para evitar riscos", concluiu a jovem.

Instrutor do Senar/MG, Matheus Costa Andrade, fala sobre o curso:

Publicado em 13 de março de 2018

Por José Valmei Bueno