Conclusão de Mestrado

Servidora Tânia Gonçalves Bueno da Silva conclui Mestrado Profissional em Educação, na UFLA

Tania 3A servidora do Instituto Federal do Sul de MInas - Campus Inconfidentes, Tânia Gonçalves Bueno da Silva, concluiu o Mestrado Profissional em Educação, na Universidade Federal de Lavras - UFLA, no dia 15 de dezembro, com a apresentação da dissertação intitulada "UMA COLÔNIA COSMOPOLITA: HISTÓRIA, MEMÓRIA E CULTURA NO PROCESSO MIGRATÓRIO DO NÚCLEO COLONIAL AGRÍCOLA INCONFIDENTES (1910-1930)".

De acordo com a servidora, a pesquisa teve como objeto de estudo dois espaços migratórios, o Núcleo Colonial Inconfidentes e o Patronato Agrícola Visconde de Mauá, tendo como objetivo a busca da identidade local.

Segundo ela, o estudo também auxiliou na compreensão da cultura migratória como resultado da política pública republicana brasileira para alavancar a economia agrária, época em que foi implantado o Núcleo Colonial dos Inconfidentes, na região do Sul de Minas Gerais, na cidade de Ouro Fino.

Tânia verificou que o Núcleo Colonial dos Inconfidentes tornou-se um importante centro de abastecimento agrícola, recebendo onze etnias europeias mais a nacional, o que impulsionou a transferência do Patronato Agrícola Visconde de Mauá da cidade de Resende (RJ) para Inconfidentes (MG). Ao longo do  tempo, esta instituição foi passando por mudanças até se tornar o atual Instituto Federal do Sul de MInas - Campus Inconfidentes.

Publicado em 08/01/2018