Sem alterações

I Setembro Azul

 Realizado o “I Setembro Azul do IFSULDEMINAS – Campus Inconfidentes”. Durante todo o mês, atividades foram desenvolvidas

Dentro Noticia Encerramento Setembro Azul 02Durante o mês de setembro aconteceu o “I Setembro Azul do IFSULDEMINAS – Campus Inconfidentes”. A programação foi divulgada a toda comunidade escolar, alunos, professores, servidores do campus e comunidade externa. Estiveram presentes nas atividades, durante o mês, mais de 400 participantes.
    
O evento teve por objetivo difundir a Língua Brasileira de Sinais – Libras, apresentar a História da Educação dos Surdos e suas conquistas, além de provocar reflexões acerca desse sujeito quanto a sua singularidade linguística e cultural na sociedade e no âmbito educacional. Além de fomentar nos servidores e alunos do Campus Inconfidentes o interesse de compreender e aprender a Libras como meio de comunicação e quebra da barreira linguística entre ouvintes e Surdos usuários da língua de sinais e aos profissionais que atuam direta ou indiretamente com sujeitos/educandos Surdos. A programação contou com Palestras, Mostra Cultural, CineSurdo e Workshops (minicursos) de Libras.

Mediante demanda educacional inclusiva e legal, fez-se necessário divulgar ao público interessado, os pormenores sobre as formas de comunicação com Pessoas com Deficiência (PcD) e especificamente com pessoas com surdez e seus desafios no âmbito educacional, social e familiar. Os participantes das atividades puderem brevemente conhecer e compreender o mundo Surdo e sua forma de se comunicar por meio das mãos através da Língua de Sinais.

Na palestra de abertura no dia 05, o professor surdo Jonatas Rodrigues apresentou um breve histórico da luta dos sujeitos Surdos no mundo, suas reivindicações, conquistas e o atual movimento da Comunidade Surda quanto a busca acessível em todas as esferas onde possam estar, principalmente a Educacional. Ao final da palestra, houve sorteio de brindes cedidos gentilmente pelo Instituto Nacional de Educação de Surdos – INES/RJ e pelo professor Dr. Eduardo de Campos Garcia.

No dia 06, aconteceu a abertura da Mostra Cultural – “Exposição da História da Educação de Surdos e Recursos Didático-Pedagógicos”  na Casa das Artes.

Na noite do dia 13, foi exibido no CineSurdo, o filme “E seu nome é Jonas”. O objetivo foi abrir uma discussão educacional quanto à Educação Inclusiva bem como a singularidade do sujeito surdo ao enfrentar os desafios da aprendizagem de um “novo” idioma. Mediado pelas professoras Melissa, Lidiane e Cleonice (membro do NAPNE do Campus Inconfidentes) os participantes puderam compreender os desafios do professor frente a uma realidade educacional.

Dentro Noticia Encerramento Setembro Azul 01Na palestra final, no dia 21, o professor Dr. Eduardo de Campos Garcia, explanou sobre a importância de Educadores conhecerem a Libras, o mundo surdo e suas especificidades. A interação com os participantes enriqueceu o conteúdo da palestra e oportunizou a todos a mergulhar no mundo desta minoria linguística.

No dia 22 o professor Eduardo, a convite, visitou a sala da Licenciatura em Educação do Campo – LECCA, onde foi recebido pelos alunos com muita alegria e música e pode dialogar com eles sobre o papel do professor ao receber uma pessoa com deficiência, principalmente, na Educação do Campo.

O “I Setembro Azul do Campus Inconfidentes” foi de grande relevância à Comunidade Escolar e à Comunidade Surda, que no dia 26 celebrou o Dia Nacional do Surdo, e para o histórico da instituição, que completa em 2018, 100 anos de existência e promoção de uma educação pública para o Sul de Minas Gerais. A idealização deste projeto demonstra a receptividade da instituição quanto à Educação Inclusiva e Acessibilidade Bilíngue no campus.

De acordo com o Coordenador do Evento, Reginaldo Silva, “O I Setembro Azul do Campus Inconfidentes abre portas para novos eventos voltados à Educação Inclusiva e principalmente atividades, palestras e cursos sobre a Educação de Surdos e o aprendizado da Língua Brasileira de Sinais – Libras. Este evento oportunizou a todos os envolvidos conhecer a Libras e suas especificidades, além do fomento na elaboração de projetos de pesquisa na área e na Alfabetização e Letramento de alunos Surdos.

Para a participante Juliana Tobias, as atividades foram muito esclarecedoras. “O I Setembro Azul foi um sucesso. O tema Surdez, o ensino da Libras bem como informações sobre a Comunidade Surda nunca haviam sido abordados de forma ampla e esclarecedora, e principalmente, aberto a toda comunidade interna e externa do campus. Fiquei muito feliz em ter participado e colaborado na realização do evento. Para as próximas edições, pretendo participar ativamente”, disse Juliana.

Confira as imagens:

Abertura

 

Casa das Artes

 

Minicurso 11/09

 

Minicurso 12/09

 

Workshop 13/09

 

CineSurdo

 

Palestra Final

 

Visita aos alunos do LECCA

 

 

Publicado em 04/10/2017

Por Roberto Mendonça Maranho

Fotos: Reginaldo Silva

Ascom - Assessoria de Comunicação

 


 

Campus Inconfidentes realiza abertura do 1º Setembro Azul. Confira as turmas para o minicurso dos dias 11 e 12/09.

ico pdf Turma 01 - Minicurso do dia 11/09

ico pdf Turma 02 - Minucurso do dia 12/09 (Vagas em aberto)

 

Faça sua inscrição:

 Palestras (Inscrições on-line):

 

  1. CineSurdo 19/09/17 - Link: https://goo.gl/forms/zFtkJdGzT79f271Q2

  2. Palestra 20/09 – Link: https://goo.gl/forms/OmoeffrJYoKG7t402

Minicursos (Inscrições on-line):

  1. Dias 11 e 12/09 (público em geral) – Link: https://goo.gl/forms/tgPA0XUJJ5QIfUk62;

  2. Workshop (alunos) dia 13/09/17 – Link: https://goo.gl/forms/ISItILQYVZttIQzq1

 

Publicado em 11/09/2017

Por Roberto Mendonça Maranho

Ascom - Assessoria de Comunicação


Campus Inconfidentes realiza abertura do 1º Setembro Azul. Evento tem por objetivo difundir a Língua Brasileira de Sinais

ROBERTO MENDONÇA MARANHO

06/09/2017

O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

Dentro Noticia Abertura 1 Setembro Azul 01Aconteceu na noite de 05 de setembro, no Salão Social do Prédio Principal, a abertura do “1º Setembro Azul do IFSULDEMINAS – Campus Inconfidentes”. O Evento tem por objetivo difundir a Língua Brasileira de Sinais – Libras, bem como apresentar a História da Educação dos Surdos e suas conquistas, além de provocar reflexões acerca desse sujeito quanto a sua singularidade linguística e cultural na sociedade e no âmbito educacional, com palestras, mostras culturais, minicursos, workshops, apresentação de filmes, mesa de discussão e exposição de livros.

A mesa de honra foi formada pelo Diretor-Geral do Campus Inconfidentes, professor Miguel Angel Isaac Toledo Del Pino, pelo Diretor de Administração e Planejamento, Vladmir Fernandes, pela Diretora do Departamento de Desenvolvimento Educacional, professora Sindynara Ferreira e pelo servidor e organizador do evento, Reginaldo Aparecido Silva.

Após as boas vindas dadas pelo Diretor-Geral, foi executado o Hino Nacional, com tradução em Libras.

Quem lidera a organização do evento é o servidor Reginaldo Aparecido Silva, Tradutor e Intérprete de Língua Brasileira de Sinais e professor da disciplina de Libras no Campus Inconfidentes. Para ele, a motivação do evento é a oportunidade que o IFSULDEMINAS oferece de poder mostrar a cultura surda, esse mundo surdo que é uma minoria linguística. “Ainda que estejam num mesmo país eles estão esquecidos, estão a parte da sociedade. Então o instituto dando essa oportunidade para nós, é uma razão de trazermos os profissionais que trabalham com a Língua Brasileira de Sinais e poder socializar essas informações com os professores, com a comunidade e principalmente com os alunos, que futuramente serão professores também”, disse Reginaldo.

Dentro Noticia Abertura 1 Setembro Azul 02A palestra de abertura teve como tema “A Histórica Educacional do Surdos – seus desafios e conquistas”. O palestrante, foi Jonatas Rodrigues Matias, professor de Libras no Centro de Capacitação de Profissionais da Educação e Atendimento à pessoa com Surdez – CAS – Varginha. Jonatas é surdo e a palestra foi dada em Libras e traduzida pelo professor Reginaldo Silva.“A palestra é muito importante para nós enquanto surdos. Vamos contar a história de nossa luta desde muito tempo até hoje. A discriminação que nós sofremos, a acessibilidade que era muito difícil nas instituições de ensino, entre outras coisas”, comentou o palestrante.

Para a professora do Campus Inconfidentes, Lidiane Teixeira, participante das atividades, “é um evento importante para refletirmos sobre a inclusão da pessoa com surdez, as possibilidades que as instituições têm em relação a isso. No que diz respeito às licenciaturas, é essencial para o futuro professor ter a oportunidade de debater isso durante seu percurso formativo”.

A aluna do oitavo período do curso de Licenciatura em Ciências Biológicas, Gabriela Ester Ferraz, participante do evento, disse que teve contato com a Língua Brasileira de Sinais pelo professor Reginaldo. Ela tem expectativa de conhecer um pouco mais participando desse evento que é novo no instituto. “A gente quer conhecer mais sobre essa parte da inclusão dos surdos. Seremos futuros professores, lidaremos com essa realidade nas escolas que formos atuar. Quero estar mais preparada para lidar com os alunos”, disse a estudante.

 Confira as imagens:

 

 


  Campus Inconfidentes promove o 1º Setembro Azul. Evento tem por objetivo difundir a Língua Brasileira de Sinais

Acontece ao longo do próximo mês o “I Setembro Azul do IFSULDEMINAS – Campus Inconfidentes”. O Evento tem por objetivo difundir a Língua Brasileira de Sinais – Libras, bem como apresentar a História da Educação dos Surdos e suas conquistas, além de provocar reflexões acerca desse sujeito quanto a sua singularidade linguística e cultural na sociedade e no âmbito educacional.

Faça sua inscrição:

 Palestras (Inscrições on-line):

  1. Abertura 05/09 - Link: https://goo.gl/forms/fsjlaL8aK7rLeLxE3

  2. CineSurdo 19/09/17 - Link: https://goo.gl/forms/zFtkJdGzT79f271Q2

  3. Palestra 20/09 – Link: https://goo.gl/forms/OmoeffrJYoKG7t402

Minicursos (Inscrições on-line):

  1. Dias 11 e 12/09 (público em geral) – Link: https://goo.gl/forms/tgPA0XUJJ5QIfUk62;

  2. Workshop (alunos) dia 13/09/17 – Link: https://goo.gl/forms/ISItILQYVZttIQzq1

cartaz setembro azul Versao 03

Atualizado em 11/09/2017

Publicado em 21/08/2017

Por Roberto Mendonça Maranho

Ascom - Assessoria de Comunicação