Sistemas Dinâmicos

IFSULDEMINAS – Campus Inconfidentes realiza II Workshop em Sistemas Dinâmicos em parceria com a UNESP

Dentro Materia Sistemas Dinamicos 01No dia 15 de setembro, aconteceu a segunda edição do Workshop em Sistemas Dinâmicos do IFSULDEMINAS – Campus Inconfidentes. O evento contou com a participação de aproximadamente 100 pessoas, dentre elas, pesquisadores, alunos de pós-graduação e graduação, tanto do IFSULDEMINAS como também de outras instituições de ensino. O objetivo do evento é apresentar e discutir alguns resultados recentes da teoria de dinâmica não linear e caos em problemas envolvendo transição de fase, leis de escalas, dentre outros, além de despertar o interesse de alunos e professores para a pesquisa nesta área, contribuindo assim para a disseminação do conhecimento técnico-científico e propiciando a interação entre profissionais de ensino superior e estudantes.

O workshop é organizado pelos professores Joelson Hermes do Campus Inconfidentes e Flávio Heleno do Campus Pouso Alegre, em parceria com o grupo de pesquisa em Sistemas Complexos e Dinâmica Não Linear da UNESP – Campus Rio Claro. Os professores veem este evento como uma forma de contribuir para a formação dos alunos envolvidos, uma vez que esse encontro reúne pesquisadores da área de sistemas dinâmicos apresentando e discutindo resultados de suas pesquisas na área. Os organizadores também esperam que o evento possa servir de incentivo para a criação de um grupo de pesquisa nessa área a nível institucional, uma vez que existem professores de outros campi que também desenvolvem suas pesquisas na área de sistemas dinâmicos, e, com isso, colocar o IFSULDEMINAS em lugar de destaque nas pesquisas científicas dessa área.

Dentro Materia Sistemas Dinamicos 02O evento teve início às 13 horas, momento em que o Diretor-Geral do campus, professor Miguel Angel Isaac Toledo del Pino deu as boas vindas aos participantes e fez a abertura oficial do evento. No período da tarde, ocorreram sete palestras, das quais pode-se destacar a participação do professor Dr. Edson Denis Leonel, que é Professor Titular pelo Departamento de Física da Universidade Estadual Paulista – Campus Rio Claro e Vice-Diretor do Instituto de Geociências e Ciências Exatas. “O professor Edson tem ampla experiência na área de Física, atuando na graduação e pós-graduação. Sua especialidade é na área de Caos e Sistemas Dinâmicos, atuando principalmente nos seguintes temas: análise de séries temporais, leis de escala, mapeamentos discretos, dinâmica caótica, aceleração de Fermi, bilhares clássicos e autômato celular”, disse o professor do Campus Inconfidentes, Joelson Hermes. O evento ainda contou com uma seção de pôsteres, o que deu oportunidade aos alunos de iniciação científica apresentarem seus trabalhos e também interagir com os outros pesquisadores.

Dentro Materia Sistemas Dinamicos 03No período da noite, o evento contou com a apresentação de 3 palestras direcionadas aos alunos do curso de Licenciatura em Matemática, das quais destaca-se a participação do aluno de mestrado Hans Muller Junho de Mendonça, que é egresso do curso de Licenciatura em Matemática do Campus Inconfidentes e atualmente é aluno do programa de pós-graduação em Física da UNESP de Rio Claro. Hans é orientado pelo professor Dr. Juliano Antônio de Oliveira da UNESP de São João da Boa Vista, que também foi responsável por uma das palestras, onde além de apresentar os resultados de suas pesquisas, falou sobre sua trajetória acadêmica. Isso serviu de motivação para os alunos presentes, uma vez que ele possui licenciatura em matemática e hoje é um grande nome quando se refere às pesquisas na área de sistemas dinâmicos, dinâmica não linear e caos.

“Assim como na sua primeira edição, o evento foi muito bem-sucedido e esperamos que no próximo ano possamos realizar a terceira edição, buscando cada vez mais alcançar um número maior de participantes, colocando o Workshop em Sistemas Dinâmicos do IFSULDEMINAS como um dos eventos importantes da área”, comentou o professor Joelson Hermes, um dos organizadores.

Confira as imagens:

Publicado em 29/09/2017

Fotos: Joelson Hermes

Divulgada a programação do II Workshop em Sistemas Dinâmicos, que acontece dia 15 de setembro no Campus Inconfidentes.

Confira a Progração:

ico pdf Programação II Workshop em Sistemas DInâmicos

Publicado em 11/09/2017

Acontece dia 15 de setembro o II Workshop em Sistemas Dinâmicos. Faça sua inscrição

A segunda edição do Workshop em sistemas dinâmicos será realizada no  IFSULDEMINAS - Campus Inconfidentes no dia 15 de setembro de 2017.

O principal objetivo do evento é reunir pesquisadores e alunos de graduação e pós-graduação para apresentar e discutir alguns resultados recentes da teoria de dinâmica não linear e caos em problemas envolvendo transição de fase, leis de escala dentre outros.

A submissão de trabalhos será até o dia 05 de setembro. Os resumos devem ser enviados para o email: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

As inscrições vão até dia 10 de setembro. Inscreva-se clicando no link abaixo:

inscricao clique aqui

Publicado em 04/08/2017