Sem alterações

1º Workshop de Libras

Realizado no Campus Inconfidentes o 1º Workshop de Libras. Evento buscou a aproximação com o universo dos surdos

Dentro Matéria I Workshop Libras 01Na tarde de quarta-feira, 12 de julho, foi realizado no Prédio Principal do IFSULDEMINAS - Campus Inconfidentes o 1º Workshop de Libras. O evento foi organizado e apresentado pelo servidor do campus Reginaldo Silva, Tradutor Intérprete de Língua Brasileira de Sinais, e contou com a participação de 19 servidores, entre técnicos administrativos e docentes do Campus Inconfidentes.

O evento dá início a uma série de projetos relacionados a Educação de Surdos e cursos práticos.

Reginaldo disse que “apresentar um pouco, do vasto conteúdo, sobre o Mundo Surdo, a Comunidade Surda, sua história e desafios nos faz bem. É gratificante para nós quando os participantes se interessam pelo tema e ‘descobrem’ pormenores desta minoria linguística e passam a dar mais valor aos sujeitos Surdos e na Libras enquanto Idioma reconhecido oficialmente.” O servidor comentou ainda que “poder ‘trocar figurinhas’ e compartilhar conhecimento é excelente, mas ver as mãos dos aprendizes se esforçando à comunicação em Libras é mais que isso”.

Dentro Matéria I Workshop Libras 02A professora Carla Patronieri classificou o evento como “maravilhoso”. A servidora Cleonice Maria da Silva, pedagoga, disse que “o 1º Workshop de Libras foi extremamente importante porque nos aproximou do universo dos surdos, além disso, contribuiu para desmistificar (pré)conceitos que poderíamos ter sobre as pessoas com surdez. Foi muito bom poder contar com essa discussão no campus em que trabalho, espero que possamos ter outros momentos como esse e que mais pessoas possam ter acesso a esse tipo de formação”.

Para o pedagogo Fábio Brazier, o 1º Workshop de Libras trouxe para a comunidade a oportunidade de aproximação com conhecimentos necessários para o desenvolvimento pedagógico da instituição no que concerne as ações inclusivas. “Acredito que ações como essa devem fazer pauta da agenda institucional”.

Além de docentes, participaram do evento representantes de diversos setores do Campus Inconfidentes, entre eles Supervisão Pedagógica, Enfermaria, CPPD, CAED, Compras/Licitação, NAPNE, CGAE, Biblioteca, Financeiro, DDE e também da Fundação Rocha.

Publicado em 13/07/2017

Por Roberto Mendonça Maranho

Ascom - Assessoria de Comunicação

 


Campus Inconfidentes promove 1º Workshop de Libras, para servidores,  no dia 12/07. Inscrições até 11/07

Apresentar a história, a cultura Surda e o status Linguístico da Libras no Brasil, bem como Provocar reflexões e fomentar nos Servidores do Campus Inconfidentes a aquisição básica da Libras como meio de comunicação à acessibilidade da Comunidade Surda é o objetivo desta primeira edição do Workshop voltado aos Servidores do campus que tiverem interesse em conhecer a Libras e o “mundo Surdo”. As próximas edições, conforme projeto, serão abertas ao público em geral.

O evento acontecerá no dia 12 de julho, no Salão Social do Campus Inconfidentes. Idealizado pelo servidor Tradutor-Intérprete de Libras do campus, Reginaldo Silva, esta edição dará início à outras modalidades e eventos sobre Língua Brasileira de Sinais – Libras a partir do segundo semestre, que contará com a oferta de Cursos, Minicursos e Palestras abertos ao público: professores e demais profissionais que atuam na educação direta ou indireta de alunos com surdez, comunidade e familiares.

De acordo com Reginaldo, “fomentar essa aprendizagem dá oportunidade a todos de conhecer o mundo Surdo, aprender um novo idioma para ouvir com os olhos e falar com as mãos!” Além de proporcionar aprendizagem, o evento busca garantir a Acessibilidade Comunicativa a todos os usuários da Libras.

Inscrições:

Os Servidores interessados poderão se inscrever até o dia 11 de julho, clicando no link abaixo:

 inscricao clique aqui

Programação

13h20: Credenciamento;
13h30min: Abertura e apresentação do Evento
13h40min: Palestra “A História dos Surdos - seus desafios e suas conquistas” - (Prof. Esp. Reginaldo Silva – TAE/TILS);
14h20: Perguntas e Respostas
14h40min: Minicurso - “Aprender Libras: é fácil!?”
15h25min: Encerramento – “Aprender Língua de Sinais”

 

Atualizado em 30/06/2017

Publicado em 28/06/2017

Por Roberto Mendonça Maranho

Ascom - Assessoria de Comunicação